Mínimo Regional: Deputados aprovam reajuste abaixo do solicitado pelos sindicatos
Deputados rejeitam votação de emenda que estabelece mesmo reajuste do salário mínimo nacional ao mínimo regional, de 4,61%. Com isso, a votação se deu somente sobre o projeto do governo, que estabelece um reajuste de apenas 3,43%, sem o ganho real concedido ao mínimo nacional.
O reajuste é para os empregados sem sindicato, mas acabam ajudando aos que tem representatividade, pois servem como base nas negociações.
Os valores ficam assim:
Faixas
1- 1.237,15
2- 1.265,63
3- 1.294,34
4- 1.345,46
5- 1.567,81
Foi excluída da apreciação também a emenda do deputado Fábio Osterman, do partido NOVO, que pretendia acabar com o mínimo regional.
Segundo o presidente do Sindicato, Cristian Carmo Fontella: “o capital mandou mais uma vez, e os deputados cedem às pressões dos patrões, e concedem uma reajuste pífio ao mínimo regional, restando prejudicados mais de 1,5 milhão de trabalhadores gaúchos, os que menos ganham e mais precisam do reajuste”, ressalta.
“Continuaremos firmes na defesa dos comerciários”, afirma.
A votação aconteceu na tarde desta terça-feira (28).
Sabemos que muitas empresas exploram seus empregados de várias formas, e que na maioria das vezes os funcionários não tomam atitudes diante destas situações por medo de serem demitidos. Porém, é necessário que os empregados se mobilizem e não fiquem quietos diante da exploração sofrida no seu trabalho. Pensando nisso, disponibilizamos esta ferramenta de denúncia anônima, para facilitar a comunicação entre os empregados do comércio e o Sindicato que os representa, sem que o empregado corra risco de qualquer tipo de prejuízo. Conte-nos qual o seu problema e identifique a empresa, para que possamos tomar as medidas cabíveis.